top of page
  • Foto do escritorRodrigo M. Weinhardt

Fair Play Ambiental: uma causa


Aderido ao Fair Play Ambiental, Coxa lança Nossa Identidade Verde e amplia ações e compromissos em favor da preservação do meio ambiente e da biodiversidade


Executar o planejamento estratégico em clube de futebol passa por vários estágios, quebras de paradigmas e constantes provações. O coração do negócio é o desempenho esportivo e há uma áurea conservadora e rígida a ser des(re)construída. O aperfeiçoamento não permitem os administradores profissionais fecharem os olhos para a cadeia produtiva e às evoluções necessárias.

Nesse caminho, muitas medidas ultrapassam o que entendemos como elementos de gestão e alcançam aspectos relevantes a valores e princípios. Nascido em 2009 - na Faculdade de Direito da PUC-PR - o Fair Play Ambiental (FPA) encontrou bases em outros programas, ideias e ganhou folego com a ascensão do tema ASG.


Desde janeiro de 2021, o Coritiba Foot Ball Club realiza importantes ações em seu processo de governança buscando reformular seu alicerce integrando a organização a cadeias de importantes valores e condizentes com aquilo que o presente e o futuro exigem.


A visão da atual direção deu espaço para iniciarmos no planejamento estratégico do clube um processo corajoso integrado aos princípios do fair play ambiental, visando sustentabilidade e preservação da biodiversidade, reposicionando o Clube e fortalecendo a imagem da organização e atuando na raiz da instituição.


Recentemente, o clube lançou o programa Nossa Identidade Verde. Sem prejuízos para qualquer área do clube (aliás, trará benefícios em médio e longo-prazo), trata-se de um importante passo de gestão e governança e dá formas ao FPA. O programa é uma iniciativa sem precedentes no esporte brasileiro e integrará importantes alicerces do FPA, como políticas internas e externas, educação ambiental de colaboradores, fornecedores e torcedores; adoção de melhores práticas de governança, mitigação dos impactos ao meio ambiente, defesa e preservação da biodiversidade, revisão de custos e uso de recursos, plano de gerenciamento de resíduos, identificação da pegada de carbono e rigor no uso adequado de recursos hídricos e energéticos.


FPA: um contínuo passo-a-passo.

Saiba mais sobre o do Coritiba no site oficial do clube (LINK).

20 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page