TOP 10 Punk Rock (Green) Songs...
- Rodrigo M. Weinhardt
- há 8 minutos
- 4 min de leitura
Sim! No Dia Mundial do Rock a gente vai de rock, esporte e sustentabilidade!

Durante muito tempo... lá nos idos de “90 e poucos”...., cada estreia de um filme de surfe era mais do que um simples lançamento: era uma forma de acompanhar a evolução do esporte, descobrir novas bandas e, com a trilha certa, dar aquela empolgada pra cair no mar. De The Endless Summer a Point Break, de The Green Iguana a Modern Collective, passando por Focus e Momentum, era sempre muito bom – e o bom som era parte essencial da experiência.
No surfe, no rolê de skate, no pedal, na corrida... e em tantos outros esportes – radicais ou não – uma boa trilha sonora sempre cai bem, seja pra quem pratica, seja pra quem só observa.
A verdade é que música e esporte estão profundamente ligados. Quer uma prova? Experimente assistir ao Canal OFF com e sem áudio. A diferença é brutal.
E neste 13 de julho de 2025, Dia Mundial do Rock para nós brazucas, resolvi amplificar essa conexão e fazer uma triangulação totalmente excelente de rock, esporte e sustentabilidade.
Não dava pra deixar essa confusão passar batido!
Quem pratica qualquer atividade sabe o quanto é legal colocar o fone de ouvido – seja pra relaxar ou pra ganhar aquele gás na missão – e curtir uma trilha sonora.
Por isso, aqui vai minha seleção das TOP 10 “Punk Rock (Green) Songs” pra botar no fone, seguir na missão, se inspirar na pegada ambiental e – claro – continuar em movimento!
Listei músicas de bandas que fazem parte do meu repertório e que trazem algum tipo de reflexão sobre preservação ambiental, consumo, maus-tratos a animais e outros temas relevantes. Intrigado? Aceito e aguardo sugestões!
TOP 10 Punk Rock (Green) Songs
10 - Tell Your Kids We'll Be Alright – March. A banda holandesa de pós-punk seria a nona da lista, mas pelo peso sonoro da Earth Crisis – agora nona colocada – achei melhor começar de forma menos intensa, pra não causar antipatia. Tell Your Kids We'll Be Alright é ideal pro rolê de skate ou pra dar aquela motivada no pedal. A canção aborda o consumo exagerado na indústria da moda, um tema altamente pertinente e totalmente inserido no universo esportivo.
09 – Eden’s Demise – Earth Crisis. A nona colocada seria London Calling, do The Clash, mas por estratégia, Earth Crisis entra aqui e seria a decima mas ganhou uma vaga.... enfim, isso pouco importa. A banda pode assustar um pouco pelo puro metalcore, mas o ativismo em defesa dos direitos dos animais, veganismo, movimento straight edge e causas ambientais não poderiam ficar de fora. A música Eden’s Demise tem sonoridade intensa e denuncia a destruição dos ecossistemas naturais.
08 – The Economy is Suffering… Let It Die – Anti-Flag. Uma música de protesto com o ambientalismo como pano de fundo. O modelo de sociedade baseado no consumo extremo representa um caminho de sofrimento social, cultural e ambiental, conduzindo a um colapso inevitável. Sem contar, claro, que Anti-Flag merece espaço cativo em qualquer seleção punk.
07 – The Eco-Terrorist in Me – Rise Against. A estética hardcore melódica do Rise Against combina muito bem com esportes de ação. A banda segue, desde sua formação em 1999, uma linha crítica e engajada. The Eco-Terrorist in Me é um exemplo claro disso e trata diretamente da agressão ao meio ambiente.
06 – Rock for Sustainable Capitalism – Propagandhi. Entre todas desta lista, a banda canadense talvez seja a mais politicamente engajada. Meio ambiente, direitos humanos, feminismo, proteção animal... Desde 1990, o Propagandhi trata tudo isso com agressividade e ironia. Rock for Sustainable Capitalism é uma crítica feroz ao greenwashing, e por isso, tem lugar cativo neste TOP 10.

05 – Freedom – Rage Against the Machine. Abrimos o top 5 em grande estilo. Freedom conecta o ambientalismo a todo um ecossistema social e político, como é de praxe no Rage. Zack de la Rocha canta: “Environment, the environment exceeding on the level of our unconsciousness”, abordando a degradação ambiental como reflexo de um colapso sistêmico.
04 – Generation Z – NOFX. Desabafo punk lançado em 2021, Generation Z retrata, com o típico cinismo do NOFX, o futuro da humanidade. Embora não trate diretamente do meio ambiente, a crítica à maneira como as gerações atuais consomem o planeta aponta para a destruição ambiental como parte de um processo autodestrutivo e irreversível. Afinal, “the last person on the Earth doesn't give a shit”.
03 – We're Only Gonna Die – Bad Religion. Lindo! “Hardcore” na melhor acepção do termo. Em poucas palavras, a música resume a arrogância e a capacidade inquestionável do ser humano em provocar a própria extinção. Não à toa, o refrão é direto: “we’re only gonna die from our own arrogance”.
02 – Moon Over Marin – Dead Kennedys. Parte do álbum Plastic Surgery Disasters (1982), a canção apresenta um cenário distópico, típico do período da Guerra Fria. Moon Over Marin fala explicitamente sobre a degradação ambiental e faz isso com a acidez clássica dos Dead Kennedys.

01 – King of the Mountain – Midnight Oil. Ícone do rock engajado, a banda australiana representa o que há de melhor em letras conscientes, mensagens potentes e musicalidade contagiante. Mesmo destoando um pouco do estilo punk das outras da lista, King of the Mountain é, com justiça, a campeã. Lançada em 1990, a canção aborda uma corrida numa montanha – seja literal ou metafórica – e integra movimento, música e natureza de forma harmônica. É enérgica, alegre, vibrante. Serve pra qualquer momento.
3, 2, 1… Let’s Rock!
*Bonnus Gold Platinum Track – Amazônia Nunca Mais- Ratos de Porão.