top of page

TOP 10 Punk Rock (Green) Songs...

  • Foto do escritor: Rodrigo M. Weinhardt
    Rodrigo M. Weinhardt
  • há 8 minutos
  • 4 min de leitura

Sim! No Dia Mundial do Rock a gente vai de rock, esporte e sustentabilidade!

Montagem sobre capa do álbum Head Injuries (1979), da banda Australiana Midnight Oil
Montagem sobre capa do álbum Head Injuries (1979), da banda Australiana Midnight Oil

Durante muito tempo... lá nos idos de “90 e poucos”...., cada estreia de um filme de surfe era mais do que um simples lançamento: era uma forma de acompanhar a evolução do esporte, descobrir novas bandas e, com a trilha certa, dar aquela empolgada pra cair no mar. De The Endless Summer a Point Break, de The Green Iguana a Modern Collective, passando por Focus e Momentum, era sempre muito bom – e o bom som era parte essencial da experiência.


No surfe, no rolê de skate, no pedal, na corrida... e em tantos outros esportes – radicais ou não – uma boa trilha sonora sempre cai bem, seja pra quem pratica, seja pra quem só observa.


A verdade é que música e esporte estão profundamente ligados. Quer uma prova? Experimente assistir ao Canal OFF com e sem áudio. A diferença é brutal.


E neste 13 de julho de 2025, Dia Mundial do Rock para nós brazucas, resolvi amplificar essa conexão e fazer uma triangulação totalmente excelente de rock, esporte e sustentabilidade.


Não dava pra deixar essa confusão passar batido!

Quem pratica qualquer atividade sabe o quanto é legal colocar o fone de ouvido – seja pra relaxar ou pra ganhar aquele gás na missão – e curtir uma trilha sonora.


Por isso, aqui vai minha seleção das TOP 10 “Punk Rock (Green) Songs” pra botar no fone, seguir na missão, se inspirar na pegada ambiental e – claro – continuar em movimento!


Listei músicas de bandas que fazem parte do meu repertório e que trazem algum tipo de reflexão sobre preservação ambiental, consumo, maus-tratos a animais e outros temas relevantes. Intrigado? Aceito e aguardo sugestões!


TOP 10 Punk Rock (Green) Songs


10 - Tell Your Kids We'll Be Alright – March. A banda holandesa de pós-punk seria a nona da lista, mas pelo peso sonoro da Earth Crisis – agora nona colocada – achei melhor começar de forma menos intensa, pra não causar antipatia. Tell Your Kids We'll Be Alright é ideal pro rolê de skate ou pra dar aquela motivada no pedal. A canção aborda o consumo exagerado na indústria da moda, um tema altamente pertinente e totalmente inserido no universo esportivo.


09 – Eden’s Demise – Earth Crisis. A nona colocada seria London Calling, do The Clash, mas por estratégia, Earth Crisis entra aqui e seria a decima mas ganhou uma vaga.... enfim, isso pouco importa. A banda pode assustar um pouco pelo puro metalcore, mas o ativismo em defesa dos direitos dos animais, veganismo, movimento straight edge e causas ambientais não poderiam ficar de fora. A música Eden’s Demise tem sonoridade intensa e denuncia a destruição dos ecossistemas naturais.


08 – The Economy is Suffering… Let It Die – Anti-Flag. Uma música de protesto com o ambientalismo como pano de fundo. O modelo de sociedade baseado no consumo extremo representa um caminho de sofrimento social, cultural e ambiental, conduzindo a um colapso inevitável. Sem contar, claro, que Anti-Flag merece espaço cativo em qualquer seleção punk.


07 – The Eco-Terrorist in Me – Rise Against. A estética hardcore melódica do Rise Against combina muito bem com esportes de ação. A banda segue, desde sua formação em 1999, uma linha crítica e engajada. The Eco-Terrorist in Me é um exemplo claro disso e trata diretamente da agressão ao meio ambiente.


06 – Rock for Sustainable Capitalism – Propagandhi. Entre todas desta lista, a banda canadense talvez seja a mais politicamente engajada. Meio ambiente, direitos humanos, feminismo, proteção animal... Desde 1990, o Propagandhi trata tudo isso com agressividade e ironia. Rock for Sustainable Capitalism é uma crítica feroz ao greenwashing, e por isso, tem lugar cativo neste TOP 10.


05 – Freedom – Rage Against the Machine. Abrimos o top 5 em grande estilo. Freedom conecta o ambientalismo a todo um ecossistema social e político, como é de praxe no Rage. Zack de la Rocha canta: “Environment, the environment exceeding on the level of our unconsciousness”, abordando a degradação ambiental como reflexo de um colapso sistêmico.


04 – Generation Z – NOFX. Desabafo punk lançado em 2021, Generation Z retrata, com o típico cinismo do NOFX, o futuro da humanidade. Embora não trate diretamente do meio ambiente, a crítica à maneira como as gerações atuais consomem o planeta aponta para a destruição ambiental como parte de um processo autodestrutivo e irreversível. Afinal, “the last person on the Earth doesn't give a shit”.


03 – We're Only Gonna Die – Bad Religion. Lindo! “Hardcore” na melhor acepção do termo. Em poucas palavras, a música resume a arrogância e a capacidade inquestionável do ser humano em provocar a própria extinção. Não à toa, o refrão é direto: “we’re only gonna die from our own arrogance”.


02 – Moon Over Marin – Dead Kennedys. Parte do álbum Plastic Surgery Disasters (1982), a canção apresenta um cenário distópico, típico do período da Guerra Fria. Moon Over Marin fala explicitamente sobre a degradação ambiental e faz isso com a acidez clássica dos Dead Kennedys.

01 – King of the Mountain – Midnight Oil. Ícone do rock engajado, a banda australiana representa o que há de melhor em letras conscientes, mensagens potentes e musicalidade contagiante. Mesmo destoando um pouco do estilo punk das outras da lista, King of the Mountain é, com justiça, a campeã. Lançada em 1990, a canção aborda uma corrida numa montanha – seja literal ou metafórica – e integra movimento, música e natureza de forma harmônica. É enérgica, alegre, vibrante. Serve pra qualquer momento.

3, 2, 1… Let’s Rock!


*Bonnus Gold Platinum Track – Amazônia Nunca Mais- Ratos de Porão.

 
 

©2019 Fair Play Ambiental. Movimento independente. Objetivo coletivo.

bottom of page