top of page

MAIS SOBRE NÓS

A raízes deste movimento não são novas, são inspiradas em ideias já existentes, porém ainda não consagradas. De nossa parte, foram esquematizadas em estudos sobre as bases e normas do direito esportivo público/privado capazes de integrar a responsabilidade socioambiental ao esporte edificando a correlação entre estes dois patrimônios.

Objetivamente, as linhas iniciais tinham por razão identificar a presença ou não no corpo legislativo do esporte brasileiro proposta defendida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no que diz respeito ao meio ambiente. Identificar os princípios consagrados pelo nosso regramento público/privado, procurar os cuidados tomados pelas entidades governamentais e de prática desportiva e qual mensagem passamos às gerações.

O fair play esportivo transcende regramentos, como premissa Olímpica está no cerne das relações e ativações de todas os nossos atos, dos mais simples aos mais complexos. Buscamos aqui cognição, informação e formação da sustentabilidade como parte deste conhecimento. Ensinamos e disseminamos este fundamento por meio de valores, ações, exemplos e ensinamentos na busca de uma sociedade mais equilibrada.

Batizamos esta especialização de Fair Play Ambiental (aderidos à noção de Fair Play Financeiro, responsável em dar padrões de conduta às instituições esportivas ocupando-se de uma única matéria: capital). 

Ecologia e atividades físicas caminham juntas desde a gênese destas, todavia, tal aplicação não está aderida à indústria esportiva, sua gestão, governança e raízes. Permita-se pensar diferente! Defenda bandeiras verdadeiras! O esporte é catalizador de caráter, é formador e valores, cria e edifica saúde, bem-estar e educação social. Aqui, iremos apoiar a sustentabilidade por meio do esporte.

Sobre: Sobre

Projetos Autorais

Materializar as relações do esporte com o meio-ambiente é um esforço do especialista em gestão esportiva Rodrigo M. Weinhardt desde suas primeiras interações com a administração do esporte, ainda nos anos 90, quando atuava de maneira honorífica em associações de esporte amador.

 

No início de 2009, foram esboçadas as primeiras linhas da ideia do Fair Play Ambiental, na faculdade de Direito, na PUC do Paraná. Desde então, foram realizados dois estudos autorais sobre o tema, assim como propostas de sua implementação da indústria esportiva.

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Pontifícia Universidade Católica do Paraná para graduação em Direito com obtenção de conceito 10. 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na Fundação Getúlio Vargas FIFA/CIES para conclusão do curso de aperfeiçoamento em Gestão Esportiva.  

bottom of page