top of page
  • Foto do escritorRodrigo M. Weinhardt

Naturalmente Verde. Necessária continuidade

Coritiba lança novas ações, mantém foco ambiental em 2021 e pretende ser o primeiro clube sustentável do Brasil


Camisa 3 do Coxa é um alerta à preservação da Mata Atlântica. Fonte: Coritiba FC

Continuidade. Com certeza esta é uma das características necessárias às medidas e ações das entidades que pretendam alcançar e/ou oferecer resultados aceitáveis no que diz respeito as responsabilidades socioambientais – lembrando, no caso dos clubes de futebol, embora tenham seu valor, as esporádicas conveniências marketeiras em busca de mídia espontânea e cliques não cumprem a missão desejada.... mas isto é assunto para outro momento.


E sobre Fair Play Ambiental e continuidade o Coritiba Foot Ball Club está no caminho certo.

O Coxa tem em seu atual Planejamento Estratégico caminhos para a reconstrução de sua marca. Dentre os valores sugeridos para essa renovação a questão ambiental ganhou destaque e está recebendo a devida importância da gestão.


Após união com a Grande Reserva Mata Atlântica, lançada em maio, o clube apresentou duas importantes ações no mês de seu aniversário: a parceria e patrocínio da GreenPlat e a terceira camisa inspirada na preservação da Mata Atlântica. Por hora, vale chamar a atenção para as iniciativas e em um segundo momento trazer mais detalhes.


GreenPlat é uma startup de software SaaS para gestão ambiental responsável por fazer o controle e a rastreabilidade em blockchain de cadeias produtivas para empresas e governos. A startup tem o objetivo de aceleração de uma produção mais limpa e sua solução gerencia todas as etapas de um processo produtivo, além de licenças, certificados, transportes, matérias-primas, resíduos e indicadores ambientais como de consumo de água, energia e emissão de carbono.


Foi uma tacada certa da parceria! O esporte é uma indústria promissora, de grande retorno de mídia, completamente crua no que diz respeito à meio ambiente e gerenciamento de suas cadeias, além de (vergonhosamente) não contar com nenhum tipo de regramento ou players atuando no assunto.


A tacada foi igualmente certeira do Clube. Nas palavras de seu presidente, Juarez Moraes e Silva, quanto a questão ambiental, "essa gestão trouxe como uma inovação desde o planejamento estratégico. Estamos trabalhando na implantação desta metodologia com ações efetivas e parceiros altamente capacitados em tornar o Coritiba o primeiro clube sustentável do Brasil”.

Embora algumas entidades promovam medidas relevantes, gerenciar resíduos em estádios e ambientes esportivos sobre este formato é pioneira. Esse esforço coloca o Coxa em outro nível no assunto e insere de maneira promissora a GreenPlat na indústria esportiva.


O lançamento da terceira camisa inspirada na preservação e defesa da Mata Atlântica confirma a presença do tema sustentabilidade no alicerce da instituição - destrinchar a iniciativa dessa camisa, seu processo e saber sobre sua composição, cadeia comercial, embalagem, importância e, principalmente, como será replicado este valor nos coxas-brancas será devidamente aprofundado aqui.


O Coxa comemorou a parceria com a GreenPlat, pois além do patrocinador, viu desenhar um importante passo ao fortalecimento de ASG no Alto da Glória já com vistas na formação de uma identidade empresarial do futebol conforme Lei do Clube Empresa. Mas o real motivo para comemorar é manter o caminho e realmente buscar a diferença, ASG será uma consequência.


Continuidade na perspectiva de um Fair Play Ambiental será o elemento capaz de lançar impactos altamente relevantes na indústria esportiva – como em qualquer outra. Educar, formar, utilizar a força do esporte em favor de altos valores para a sociedade.

As entidades esportivas devem ir além das lixeiras coloridas, ultrapassar os enredos comerciais. O Coxa, ao colocar este alicerce em seu planejamento dá pistas em como fazer diferente. As propostas oferecidas e o trabalho da gerência de mercado do Clube têm contornos expressivos, envolve players igualmente importantes e conhecedores do assunto, além de seguir com novidades e forma ininterrupta.

33 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page